É preciso AMAR...
"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar na verdade há..."
Deus tem me cobrado uma coisa: relevância. É uma cobrança tanto no âmbito pessoal, individual, quanto no de igreja, corpo. O que é ser relevante no Reino de Deus? O que é ser relevante afinal?
Quando o assunto é missões, geralmente, na maioria dos corações, existe uma certa crise. Existe esse pensamento que conecta missões com o exterior e você logo quer saber para qual o país Deus vai te enviar. "Vou ser perseguido na China?" ou "Vou passar fome na África?". Não creio que MISSÕES pode ou ser reduzido a isso ou excluir isso.
É preciso entender que quando falamos de missões, estamos falando de um mandamento que deveria ser tão natural quando o que foi falado em Gênesis "Sejam férteis e multipliquem-se!". Missão tem tudo a ver com a palavra "relevância". Fomos chamados para ser relevantes na Terra, essa é a missão. A Relevância é o resultado, é a consumação do nosso amor pelo Pai, pelo Reino.
Voltando para aquele pensamento que conecta missões com o exterior... eu tive essa crise. Várias vezes. E foi em crise que Jesus falou comigo sobre o lance de ser relevante. O que significa isso afinal? É ser levado em conta, em consideração. É o que se distingue, que se destaca, que tem valor ou pertinência. E Ele me deu alguns nomes:
Noé, foi tão relevante como pai, marido e cidadão que foi escolhido para prosseguir com a raça humana.
Jó, foi tão relevante que até o Diabo quis prová-lo diante de Deus.
José, foi tão relevante que até na prisão era instrumento de Deus.
Daniel, foi tão relevante que até fora da sua terra, em escravidão, permaneceu firme e espalhou Deus onde estava.
Ester, foi tão relevante que convenceu o Rei a poupar o seu povo.
E tantos outros...
Esses nomes são de pessoas que não estavam em um "campo missionário", como os apóstolos por exemplo. A vida delas era o campo. E é pra essa missão que Deus tem aberto meus olhos. Uma MISSÃO INTEGRAL. Quando tomamos consciência de que nossa missão é a relevância, o "chamado" se torna natural. Não existe separação sagrado x secular! Não existe vida espiritual, vida profissional, vida sentimental. Existe VIDA.
Quem quiser pesquisar mais sobre a teologia da Missão Integral eu aconselho os seguintes nomes: Neil Barreto, Ariovaldo Ramos, Ed René Kivitz, Fernando Tolentino,Ap Luiz Herminio entre outros. Anos atrás essa teologia foi meio rejeitada porque caiu em comparação com todo lance de "esquerda". Não sei qual o problema das igrejas com ações sociais. Na verdade, a igreja (instituição) hoje tem um sério problema com qualquer tipo de ação que envolva o verdadeiro cristianismo... mas enfim... vamos continuar...
Comecei falando sobre a relevância na MINHA vida mas agora estou falando sobre a relevância, a missão da IGREJA. E isso nada mais é do que o cumprimento do mandamento de amor. Amar o próximo não se resume a uma entrega de folhetos "Jesus te ama!" ou "Jesus é a salvação, corra do inferno!", ou um grito de evangelho "salva-vidas" (que perpetua a salvação pelo medo). Do que vale esse evangelho de panfleto? Que entra na casa de uma pessoa que passa fome e não tem o que vestir, faz uma oração e vai embora sem dar de comer, sem vesti-la. Qual a relevância??? Amar o próximo é ir além do panfleto, entra na casa, ajudar financeiramente (isso mesmo, recurso nós temos, se não tiver, Deus proverá), emocionalmente, ensinar, cuidar, consolidar... participar dos sofrimentos e alegrias. Revelar Jesus, presencialmente.
Prestem atenção: Deus, por muita misericórdia continua usando essas ferramentas medíocres enquanto nós não abrimos nossos olhos. Isso se chama graça pra caramba.
A igreja tem se fechado dentro de 4 paredes, tem passado seu tempo manipulando os membros e mantendo uma ignorância por meio do religioso. Tem perpetuado uma irrelevância. Não somos mal falados (como instituição) porque Jesus disse que o mundo nos odiaria. Somos mal falados porque realmente merecemos. Essa não é a igreja relevante que os mártires começaram lá em Atos. Com certeza não.
Eu tremo quando preciso falar sobre a igreja. Não quero incluir o corpo de Cristo, os remanescentes fiéis. Quero apenas falar daquilo que virou uma empresa, um fundo bancário, uma mentira, uma sujeira, uma vergonha. Eu creio no remanescente fiel que é relevante. Se existe algo de bom ainda acontecendo, é por causa desse remanescente. E eu e você precisamos lutar pra fazer parte disso. E não é com rebeldia que chegaremos lá. E sim com muito discernimento e oração. E claro, atitudes.
Voltando para falar da minha e da sua relevância, quero terminar dizendo: viva pra Jesus dentro e, principalmente, fora da igreja. Vai cursar uma faculdade? Vai e seja o melhor, seja o mais relevante em amor. Vai morar em um país onde o evangelho ainda não foi pregado? Vai e seja o melhor, seja o mais relevante em amor. Vai se empenhar em um ministério dentro da instituição eclesiástica? Vai e, com muito cuidado, seja o melhor, seja o mais firme e o mais relevante em amor.
*provavelmente violei qualquer regra de boa escrita ao repetir a palavra "relevante" tantas vezes... porém...



Comentários
Postar um comentário